sexta-feira, 13 de abril de 2007

Ás vezes o que Parece pode não o Ser!

Sabia que, no caso do contador de visitantes “Sitemeter”, o número de visitantes que o mesmo expressa poderá não corresponder à verdade mas ser tão simplesmente inflacionado!!

Não sabia, mas vai ficar a saber!

Fizeram-me chegar mais um email a explicar como o leitor poderá ser ludibriado quanto à adesão do número de pessoas a esse local. E é tão simples que eu própria quase não acreditava!

Já agora agradeço toda a matéria que me têm feito chegar via email.

Começo por dar um exemplo que foi aquele que me fizeram chegar. Um site ou blog, que tenha pelo menos este género de contador de visitantes (sitemeter) e no caso de quem tiver acesso ao mesmo quiser enganar, para poder passar a imagem que o site ou blog tem muitos visitantes, pode fazê-lo.

Imaginemos que um site ou blog, tem um “sitemeter”, que marca publicamente 20.000 visitantes, ora este número logo á partida pode não ser verdadeiro mas tão só corresponder ao número de entradas, não significando que essas entradas correspondam a 20.000 pessoas diferentes que o tenham visitado!

Se acontecesse que as 20.000 entradas correspondessem a outros tantos visitantes, significava que tinham entrado e nunca mais lá voltado, o que seria mau!

Pode acontecer, não é provável, por isso, o número expresso publicamente no contador, tão somente expressa o número de entradas que quase sempre correspondem a um número infinitamente mais pequeno de visitantes!

Isto porque o contador tem como referência o número de IP (da pessoa para aquela ligação) que entra no site ou blog e enquanto a sua ligação à Internet estiver activa.

No caso de desligar a sua ligação à Internet e voltar a ligar, e na maioria dos casos, regra geral utilizadores caseiros, excepto empresas ou instituições, o seu número de IP é dinâmico ou seja não é o mesmo quando volta a ligar a Internet, que para efeito do contador será mais uma entrada e não mais um visitante diferente, tão simplesmente mudou o seu IP de cada vez que desliga e liga a Internet.

Assim sendo, não é difícil de chegar à conclusão que um número reduzidíssimo de visitantes propriamente ditos, possa geral um número de entradas (o que aparece no contador) elevadíssimo, basta para tal entrarem com alguma assiduidade durante o dia ou ao longo do tempo, uma vez que não tendo os seus computadores ligados à Internet (poucos os têm) 24h/dia, geram uma entrada nova que conta como um novo visitante mas que afinal não deixa de ser a mesma pessoa mas com um IP diferente.

Num ano por exemplo, imaginem um número reduzido de pessoas, quantas entradas geram, uma vez que os seus IPs mudaram centenas ou milhares de vezes tantas quantas as vezes que se ligaram/desligaram à Internet e simultaneamente visitaram esse site ou blog, aparecendo no contador esse número mas que não corresponde realmente (!) a um número de visitantes elevado!

Por outro lado, é o facto de este contador (sitemeter) ter a possibilidade de poder contar essa entradas apartir de um número estabelecido pela pessoa (ou pessoas) que o controla e não apartir do zero.

Para melhor entenderem, imaginem que apesar de o contador começar em zero (o que pode não acontecer, também há essa possibilidade), passado um mês um site ou blog tinham 1.000 entradas, como ninguém está permanentemente a visualizar o site ou blog, é fácil acrescentar números de entradas, de um dia para o outro ou ao longo do tempo, pode-se sempre adicionar mais 100 ou 200 entradas, fazendo o contador começar pelo numero que queremos, sem que ninguém dê por isso!

Imaginemos hoje, o contador marcava 1.000 entradas, somente tinham entrado 20, passaria a marcar 1020, mas amanhã como o contador faculta essa possibilidade, coloco-o a começar a contar em 1.300 e assim sucessivamente, não exagerando muito no inflacionamento caso contrário daria muito nas vistas.

Bem e é assim que, não dizendo que alguém pratique este inflacionamento de “visitantes”, por um lado ficam a saber que o que marca no contador são entradas que na esmagadora maioria são as mesmas pessoas em número reduzidíssimo e por outro, que é possível inflacionar o contador.

Para além do significado diferente de entradas (o que aparece no contador) e novos visitantes já estar esclarecido, a tentação de inflacionamento para impressionar quem vê, é sem dúvida grande!!

Sem comentários:


VOLTE SEMPRE! ENVIE UM EMAIL COM TEMAS OU NOTÍCIAS QUE ACHE PERTINENTE! *mp.marrom@gmail.com*


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk